sexta-feira, 18 de maio de 2012

Atividade 3.5 - Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo


1.    Os conteúdos identificados no projeto desenvolvido com seus alunos estão inseridos no currículo formal?
Sim, todos os conteúdos trabalhados no projeto estão contemplados no referencial curricular do Ensino Fundamental.

2. Você consegue inferir quais foram os conceitos, atitudes e proce­dimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo formal ou não foram explicitados no plano de aula elaborado?
O projeto desenvolveu o Eixo Temático Meio ambiente, e o Eixo Norteador Vida e ambiente, e as atitudes e proce­dimentos previstos no currículo, tais como, Interpretar situações de equilíbrio e desequilíbrio e transferência de energia relacionando informações sobre a interferência do ser humano na dinâmica das cadeias alimentares, reconhecerem a importância da preservação e conservação dos ecossistemas brasileiros, para a manutenção do equilíbrio ecológico enfatizando os ecossistemas locais.

 3.    Estes conceitos, atitudes e procedimentos fazem parte do currículo?
Sim, esses conceitos já fazem parte da estrutura curricular da unidade escolar.

4.    O que os alunos aprenderam sobre o uso de tecnologias consti­tuem parte do currículo?
O que os alunos aprenderam sobre o uso das tecnologias através da pesquisa e exibição dos vídeos da TV Escola, da navegação e pesquisa na internet, orientada pela webQuest, na Criar do blog e hipertexto coletivo e da Troca de  mensagens  MSN, não faz parte do currículo escolar.

           5.    Então, o que é currículo?
           De modo amplo, o Currículo é o conjunto de todas as experiências culturais e sociais  
           do individuo durante a vida, que possam ser transmitidas de geração em geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário